Você está no maior site contra Bancos

O QUE SÃO JUROS ABUSIVOS?

Data: 18/08/2014

Os Juros Abusivos são proibidos por Lei desde a década de 30, pelo Decreto nº 22.626, de 7 de Abril de 1933, e várias outras leis, normas e princípios. Mesmo assim os Juros Abusivos sempre existiram nos países subdesenvolvidos onde os bancos tem política exploratória e as pessoas tem medo de reclamar seus direitos na justiça.

Os Juros Abusivos ocorrem quando os valores pagos pelo empréstimo são muito altos. Aqui no Brasil é muito comum se pagar o dobro ou mais do valor emprestado. A taxa de juros deveria ser calculada com base no risco da inadimplência, aqui no Brasil é calculada com base na lei da oferta e procura*. O que prova essa afirmação é a baixa taxa de inadimplência do brasileiro que gira em torno de apenas 5% (cinco) por cento ao ano, conforme dados do Banco Central do Brasil. Já na Argentina, a taxa de inadimplência gira em torno de 20% ao ano, mas a taxa de juros bancários deles são menores que os nossos.

Isso é um absurdo. Os banqueiros se aproveitam do brasileiro por ser um povo muito passivo, com medo de tudo. Mesmo que você tenha assinado o contrato e conhecimento prévio do valor das parcelas você deve reclamar e procurar seus direitos ,pois você não tinha escolha, todos os bancos privados se fecharam em um cartel e não há concorrência, todas as taxas de juros são iguais e abusivas.